2025

Projeto de Parceria Itaú

Gabriel Karnopp

Objetivo

O objetivo desse projeto, desenvolvido durante o curso “Profissão UX/ UI Designer” da EBAC é trazer novas funcionalidades que integrem o ecossistema do banco.

 

Garantindo que a experiência para o usuário seja completamente interligada entre todos os seus dispositivos, não importa se está na rua usando o celular, ou no trabalho no computador, o Itaú está presente.

Desk research

O Banco Itaú conta no reclame Aqui com uma nota boa, de 7.1 de 10.

Entre as maiores reclamações em relação ao banco, mais precisamente ao aplicativo encontra-se:

Funções difíceis de achar, como pagar a fatura do cartão

Falta de um facilitador de atendimento por chat

Informações não condizentes no aplicativo e banco

Segundo um levantamento da Akamai Technologies, realizada em parceria com a Cantarino Brasileiro, 70% possuem contas tanto em bancos digitais quanto tradicionais, dividindo o espaço entre o online e o físico.

Na mesma pesquisa realizada em 2020, esse número era de apenas 37%. Já o número de clientes que tinham conta apenas em bancos tradicionais caiu de 57% em 2020 para 21% em 2022.

Pesquisas mostram que o número de roubos de celulares em 2023 foram de 1498 (Segundo o G1). O que mais chama atenção nisso é o uso que é dado para esses aparelhos. Isso é, uma prática que tornou-se muito comum no país é acessar aplicativos bancários e fazer transferências, compras, etc.

Pensando nesse cenário, muitos bancos digitais buscam lançar soluções para evitar tais tipos de roubos, o PicPay oferece um seguro contra roubos, e mais recentemente o Nubank lançou uma funcionalidade chama “modo rua” que promete trazer mais segurança contra roubos de celulares.

Pesquisa com usuários

Foi feito um formulário com o objetivo de entender melhor quais os usuários e, respectivamente, sua relação com aplicativos bancários.

5

Respostas

6

Perguntas

3

dias

60%

da faixa etária é entre 25 e 35 anos

40%

residem no estado de São Paulo

100%

possuem aplicativo de banco instalado

60%

utilizam o Itaú

40%

veem a adaptação de bancos ao meio digital como razoável ou boa

Persona

Wagner Andrade

Advogado

32 anos

Casado

São Paulo - SP

“Sou uma pessoa com pouco tempo livre, por isso prefiro resolver minhas questões bancárias pelo aplicativo para ter mais comodidade.”

Frustrações

Falta de opção para guardar dinheiro

Sistema de investimento sem muitas opções

Falta na variedade de serviços

Medo de ter sua conta acessada por terceiros

Necessidades

Receber e guardar dinheiro

Sistema fácil de usar e com variedade de serviços

Need statement

Wagner, que trabalha como advogado em um escritório de advocacia, precisa de um jeito de guardar o dinheiro que sobra ao final do mês

Para assim, ter dinheiro para alguma emergência e para conseguir alcançar suas metas financeiras

2025

Projeto de Parceria Itaú

Gabriel Karnopp

Objetivo

O objetivo desse projeto, desenvolvido durante o curso “Profissão UX/ UI Designer” da EBAC é trazer novas funcionalidades que integrem o ecossistema do banco.

 

Garantindo que a experiência para o usuário seja completamente interligada entre todos os seus dispositivos, não importa se está na rua usando o celular, ou no trabalho no computador, o Itaú está presente.

Desk research

O Banco Itaú conta no reclame Aqui com uma nota boa, de 7.1 de 10.

Entre as maiores reclamações em relação ao banco, mais precisamente ao aplicativo encontra-se:

Funções difíceis de achar, como pagar a fatura do cartão

Falta de um facilitador de atendimento por chat

Informações não condizentes no aplicativo e banco

Segundo um levantamento da Akamai Technologies, realizada em parceria com a Cantarino Brasileiro, 70% possuem contas tanto em bancos digitais quanto tradicionais, dividindo o espaço entre o online e o físico.

Na mesma pesquisa realizada em 2020, esse número era de apenas 37%. Já o número de clientes que tinham conta apenas em bancos tradicionais caiu de 57% em 2020 para 21% em 2022.

Pesquisas mostram que o número de roubos de celulares em 2023 foram de 1498 (Segundo o G1). O que mais chama atenção nisso é o uso que é dado para esses aparelhos. Isso é, uma prática que tornou-se muito comum no país é acessar aplicativos bancários e fazer transferências, compras, etc.

Pensando nesse cenário, muitos bancos digitais buscam lançar soluções para evitar tais tipos de roubos, o PicPay oferece um seguro contra roubos, e mais recentemente o Nubank lançou uma funcionalidade chama “modo rua” que promete trazer mais segurança contra roubos de celulares.

Pesquisa com usuários

Foi feito um formulário com o objetivo de entender melhor quais os usuários e, respectivamente, sua relação com aplicativos bancários.

5

Respostas

6

Perguntas

3

dias

60%

da faixa etária é entre 25 e 35 anos

40%

residem no estado de São Paulo

100%

possuem aplicativo de banco instalado

60%

utilizam o Itaú

40%

veem a adaptação de bancos ao meio digital como razoável ou boa

Persona

Wagner Andrade

Advogado

32 anos, casado e mora em São Paulo - SP

Sou uma pessoa com pouco tempo livre, por isso prefiro resolver minhas questões bancárias pelo aplicativo para ter mais comodidade.

Frustrações

Falta de opção para guardar dinheiro

Sistema de investimento sem muitas opções

Falta na variedade de serviços

Medo de ter sua conta acessada por terceiros

Necessidades

Receber e guardar dinheiro

Sistema fácil de usar e com variedade de serviços

Need statement

Wagner, que trabalha como advogado em um escritório de advocacia, precisa de um jeito de guardar o dinheiro que sobra ao final do mês

Para assim, ter dinheiro para alguma emergência e para conseguir alcançar suas metas financeiras

2025

Projeto de Parceria Itaú

Gabriel Karnopp

Objetivo

O objetivo desse projeto, desenvolvido durante o curso “Profissão UX/ UI Designer” da EBAC é trazer novas funcionalidades que integrem o ecossistema do banco.

 

Garantindo que a experiência para o usuário seja completamente interligada entre todos os seus dispositivos, não importa se está na rua usando o celular, ou no trabalho no computador, o Itaú está presente.

Desk research

O Banco Itaú conta no reclame Aqui com uma nota boa, de 7.1 de 10.

Entre as maiores reclamações em relação ao banco, mais precisamente ao aplicativo encontra-se:

Funções difíceis de achar, como pagar a fatura do cartão

Falta de um facilitador de atendimento por chat

Informações não condizentes no aplicativo e banco

Segundo um levantamento da Akamai Technologies, realizada em parceria com a Cantarino Brasileiro, 70% possuem contas tanto em bancos digitais quanto tradicionais, dividindo o espaço entre o online e o físico.

Na mesma pesquisa realizada em 2020, esse número era de apenas 37%. Já o número de clientes que tinham conta apenas em bancos tradicionais caiu de 57% em 2020 para 21% em 2022.

Pesquisas mostram que o número de roubos de celulares em 2023 foram de 1498 (Segundo o G1). O que mais chama atenção nisso é o uso que é dado para esses aparelhos. Isso é, uma prática que tornou-se muito comum no país é acessar aplicativos bancários e fazer transferências, compras, etc.

Pensando nesse cenário, muitos bancos digitais buscam lançar soluções para evitar tais tipos de roubos, o PicPay oferece um seguro contra roubos, e mais recentemente o Nubank lançou uma funcionalidade chama “modo rua” que promete trazer mais segurança contra roubos de celulares.

Benchmark

Nome

Nubank

PicPay

Site

nubank.com.br

picpay.com

Feature primária

Internet banking

Internet banking

Features secundária

Empréstimo

Caixinha

Investimentos

Pix no crédito

Modo rua

Assistente de pagamentos

Empréstimo

Cofrinho

Renda baseada no CDB

PicPay Shop

Seguro

Preço

A conta em si é gratuita,

basta criá-la, não possui

anuidade.

Conta gratuita e sem anuidade

Pesquisa com usuários

Foi feito um formulário com o objetivo de entender melhor quais os usuários e, respectivamente, sua relação com aplicativos bancários.

5

Respostas

6

Perguntas

3

dias

60%

da faixa etária é entre 25 e 35 anos

40%

residem no estado de São Paulo

100%

possuem aplicativo de banco instalado

60%

utilizam o Itaú

40%

veem a adaptação de bancos ao meio digital como razoável ou boa

Persona

Wagner Andrade

Advogado

32 anos, casado e mora em São Paulo - SP

Sou uma pessoa com pouco tempo livre, por isso prefiro resolver minhas questões bancárias pelo aplicativo para ter mais comodidade.

Frustrações

Falta de opção para guardar dinheiro

Sistema de investimento sem muitas opções

Falta na variedade de serviços

Medo de ter sua conta acessada por terceiros

Necessidades

Receber e guardar dinheiro

Sistema fácil de usar e com variedade de serviços

Need statement

Wagner, que trabalha como advogado em um escritório de advocacia, precisa de um jeito de guardar o dinheiro que sobra ao final do mês

Para assim, ter dinheiro para alguma emergência e para conseguir alcançar suas metas financeiras